Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ficus carautana L.J.Neves & Emygdio EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-03-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Massimo Bovini


Justificativa

Árvores endêmicas do Brasil ocorrem na região Centro-oeste, no estado de Mato Grosso, nos municípios de Rio Branco, Cáceres e Poconé e, no estado do Mato Grosso do Sul, nos municípios de Corumbá e Aquidauana (Romaniuc Neto et al., 2009; 2013; CNCFlora, 2013). Ocorre restrita a áreas de Matas Ciliares e Matas Semidecíduas, em áreas úmidas nas margens de rios e lagos do pantanal e dos capões associados aos domínios Cerrado, Pantanal e Amazônia (Romaniuc Neto et al., 2009; CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 52 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando seus municípios de ocorrência. Sua área de distribuição está sob intensa influência da perda de hábitat e fragmentação da vegetação original, devido a ameaças como expansão da fronteira agrícola e de estradas para escoamento da produção de grãos, bem como do aumento da frequência de incêndios ligado a essas ameaças (Mattia et al., 2006; IBGE, 2013), o que resulta em declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e de subpopulações. Apesar de apresentar um registro de ocorrência em área protegida, na Estação Ecológica de Itaiamã (Romaniuc Neto et al., 2009), a espécie é restrita a hábitats específicos de matas ciliares, que, atualmente, tiveram sua proteção reduzida, em função da mudança da legislação federal do Código Florestal, que reduziu a área de proteção da vegetação nas margens dos rios, como forma de incentivo à produção. Portanto, apesar de ocorrer em diferentes localidades e em área protegida, a espécie está distribuída em ecossistemas altamente ameaçados, sendo necessários investimentos em ações de conservação e monitoramento.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ficus carautana L.J.Neves & Emygdio;

Família: Moraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Bradea 6(5): 37 (1992), as 'carautiana', contrary to Art. 37.5 ICBN (1988).

Dados populacionais

Pouco abundante, segundo registro de coleta realizado na Fazenda Rio Negro, município de Aquidauana, RS (A. Fechio s.n., CGMS 12720).

Distribuição

Ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Romaniuc Neto et al., 2009; 2013).

Ecologia

Árvores de até 10 m de altura, ocorre nas margens do rio Bracinho na Estação Ecológica Taiamã, MT (Romaniuc Neto et al., 2009).

Ameaças

4.1 Roads & railroads
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Em 1908, foi iniciada a construção da Estrada de Ferro Itapura-Corumbá, concluída em 1914, e que atualmente é parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (IBGE, 2013).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes A principal ameaça que acomete a Estação Ecológica de Taiamã (MT) está relacionada a região do entorno da Estação, já que pescadores utilizam-se de fogueiras durante suas atividades, o que por vezes, ocasiona incêndios descontroláveis. Além disso existe o risco constante de incêndios florestais de áreas de fazendas adjacentes, o que afeta áreas de amortecimento da Estação (Mattia et al., 2006).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Ocorre em Unidade de Conservação: Estação Ecológica Taiamã, no estado de Mato Grosso (Romaniuc Neto et al., 2009).

Usos

Referências

- ROMANIUC NETO, S.; CARAUTA, J.P.P.; VIANNA FILHO, M.D.M. et al. 2013. Moraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB111309).

- ROMANIUC NETO, S.; CARAUTA, J.P.P.; VIANNA FILHO, M.D.M. et al.Moraceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009

- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Aquidauana Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=500110&search=mato-grosso-do-sul|aquidauana >. Acessado em 24 de agosto . 2013

- MATTIA, J.J.; MAGELA ANGELO, J. G.; ORTEGA, V. et al.Ministério do Meio ambiente. Gerencia Executiva do Ibama em Mato Grosso. Plano operativo de prevenção e combate aos incendios florestais na Estação Ecológica de Taiamã-MT. Cáceres –MT. 2006 .

Como citar

CNCFlora. Ficus carautana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ficus carautana>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 29/11/2014 - 14:29:06